Rosácea

Problema vascular na pele sem causa conhecida, caracterizada por vermelhidão, pústulas ou nódulos em face.

A rosácea costuma afetar as mulheres de meia-idade com pele clara. Pode ser confundida com acne ou outros problemas de pele.

Sinais

  • Vermelhidão;
  • Vasos visíveis na pele;
  • Pápulas, pústulas ou nódulos em face.
Tratamento

  • A base do tratamento é  uso do protetor solar, já que a radiação ultravioleta piora é ativa a rosácea, além disto , é preciso fazer higiene da pele com produtos adequados,dependendo do caso, usa-se  cremes a base de antibióticos, antibióticos via oral é isotretinoina via oral nos casos recidivantes;
  • Evitamos ácidos, já que a pele encontra-se mais sensível;
  • No consultório em relação à estética, usamos muito a luz Pulsada.
Dúvidas Frequentes

Até hoje, ainda não se sabe ao certo o que causa a rosácea, que se apresenta como uma vermelhidão no rosto e pode, até mesmo, causar outros desconfortos, como coceira e sensação de calor. Contudo, especula-se que alguns fatores podem influenciar na sua incidência, incluindo questões genéticas, reação a ácaros e vasos sanguíneos frágeis.

As pessoas têm geneticamente certas predisposições e a gente não pode curar a pessoa daquele gene, daquela predisposição. Então, eu posso manter uma rosácea controlada e a pessoa bem, sem manifestações clínicas, a vida toda. Mas isso não quer dizer que eu curei exatamente. Ela pode, numa situação emocional, por exemplo, de limite, apresentar a rosácea novamente.

O principal é saber que a rosácea não é só uma alteração de cor da pele mas sim uma doença. O que melhora o vermelhão, é tratar a rosácea. É necessário fazer o diagnóstico, ver em que grau que nós estamos, porque existem vários graus de rosácea. E então estabelecer o tratamento, que vai ajudar a vermelhidão.

Existem algumas medicações só para mudar o avermelhamento, mexendo somente nos vasos. Mas logicamente, cremes calmantes e hidratantes ajudam. E também evitar as situações que pioram como por exemplo ingestão de álcool exageradamente.

Sim. Aquelas pessoas com uma rosácea importante, com forte predisposição, pioram com bebidas alcóolicas, porque o álcool é um vasodilatador. Mas nós devemos evitar na rosácea os alimentos inflamatórios: o leite e os derivados de leite; e também os alimentos de alto índice glicêmico, que se transforma em açúcar rapidamente. Você deve ter uma dieta mais anti-inflamatória.