Dermatologia Infantil

Parte da dermatologia, que atende bebês, crianças e adolescentes. Ela se ocupa do tratamento de várias doenças que ocorrem nestas faixas etárias, além da prevenção precoce do câncer de pele, por meio dos exames das pintas, manchas e marcas de nascimento.

• Oleosidade da pele e do couro cabeludo;
  • Escamas brancas;
  • Escamas amareladas;
  • Coceira;
  • Vermelhidão na área.

A Dra. Luciana Barreto realiza os seguintes tratamentos:

• Molusco contagioso;
  • Verrugas virais;
  • Dermatite atópica;
  • Acne juvenil.

Não é difícil identificar esse tipo de irritação, uma vez que a pele fica com a textura e a cor alterada. Os locais mais afetados na pele do bebê geralmente são o rosto, o pescoço e as dobras dos braços e das pernas. Apenas a dermatite seborreica ocorre na cabeça, mas ela também pode aparecer em outras regiões.

Além do uso dos medicamentos e pomadas, banhos mais mornos e frios, uso constante de hidratante corporal, sabonetes específicos para bebês e/ou peles delicadas e uso de roupas de algodão aliviam o incômodo.

É importante que, conforme a criança vá crescendo, os responsáveis ensinem a ela sobre as características da doença, expliquem que não é transmissível e peça para que ela os ajude a identificar quando ocorreu o aparecimento de cada crise. Dessa forma, fica bem mais fácil de saber o que causou as inflamações e evitar novas ocorrências.

A pele do recém-nascido é fina, sensível e frágil, exigindo um cuidado especial quanto ao uso de produtos cosméticos em sua pele. Evite sempre a água quente ou muito fria, com preferência para água morna. Usar pequena quantidade de sabão, preferencialmente nas áreas mais necessárias. Optar por sabões brancos e neutros e o tempo do banho não deve ultrapassar 10 minutos.