Dermatite

Inflamação cutânea que provoca coceira.

A dermatite geralmente se desenvolve na infância e é mais comum em pessoas que têm histórico familiar da doença.

Dermatite é uma condição comum que não é contagiosa, mas pode fazer com que você se sinta desconfortável. Uma combinação de medidas de autocuidado e medicamentos pode ajudá-lo a tratar o eczema.

• Vermelhidão;
  • Coceira;
  • Descamação e formação de pequenas bolhas cheias de líquido transparente, que podem aparecer em diferentes áreas do corpo.

• O tratamento inclui evitar sabão e outros agentes irritantes;
  • Alguns cremes ou pomadas também podem aliviar a coceira.
  • Terapia de luz ultravioleta, para doenças cutâneas graves. Utilizada juntamente com determinado medicamento que aumenta a absorção de luz.

É uma doença multifatorial, onde diversos componentes contribuem para seu surgimento e crises. Assim, é conseqüência da combinação de fatores genéticos (hereditários) predisponentes mais fatores ambientais e/ou exacerbantes, tais como agentes agressores da pele, poluição, produtos químicos, contato com alérgenos como ácaros e fungos, e agentes infecciosos como certas bactérias e vírus, etc.

Fatores ambientais estão entre os grandes causadores. Desse modo, o contato com ácaros, poeira, mofo, poluição, cosméticos com perfume, produtos químicos com odor forte, entre outros, pode piorar o quadro e levar a crises.

Ainda, fatores de cunho emocional, como a ansiedade e o estresse, também podem atuar como gatilhos para o surgimento e o agravo dos sintomas. Infecções por algumas bactérias, fungos e vírus também agravam a doença.

Não. Como vimos, a dermatite atópica tem relação com outros fatores, como a genética e o contato com substâncias alérgenas e/ou irritantes. Sendo assim, mesmo que você toque em alguém que apresente manchas ou erupções na pele em decorrência desse quadro, esse acontecimento não é de risco para contrair a dermatite.

Infelizmente, essa é uma condição crônica que não apresenta uma cura. Na verdade, ela geralmente tem caráter recorrente, apresentando momentos de crise ao longo do tempo.

A boa notícia é que é possível controlar seus sintomas, e que há mesmo casos nos quais a patologia pode entrar em remissão é comum que, muitas vezes, ela comece e termine na infância.